Home
Subseção da OAB de Jaciara divulga projeto de reforma política e OAB/MT incentiva coleta de assinaturas

Subseção da OAB de Jaciara divulga projeto de reforma política e OAB/MT incentiva coleta de assinaturas

   A OAB de Jaciara iniciou a divulgação do projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, o qual apresenta uma proposta de representação política mais identificada com a maior parte da sociedade. Ela apresenta quatro principais pontos: 1) proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha; 2) eleições proporcionais em dois turnos; 3) paridade de gênero na lista pré-ordenada; e 4) fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.
    No município de Jaciara, o presidente da  Subseção, Claudinez da Silva Pinto Junior,  conseguiu, junto à sociedade, coletar  aproximadamente mil assinaturas para o projeto  de lei em parceria com o juiz eleitoral, que  autorizou a coleta de assinaturas nas escolas que  abrigaram as seções eleitorais, bem como a  Maçonaria. “Esse projeto nasceu em Jaciara junto  com a Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MT,  Tribunal Regional Eleitoral e Movimento de  Combate à Corrupção Eleitoral. Fizemos palestras  falando da importância do voto limpo e consciente e a partir de então começamos a disseminar a campanha mais próxima da sociedade”, explicou. O advogado acrescentou que a ideia é reunir todos os formulários preenchidos e enviá-los até o final deste ano para Brasília.
    O presidente da OAB/MT, Maurício Aude, estimula os advogados, advogadas, profissionais de outras áreas, estagiários, acadêmicos e toda a sociedade a assinar e colaborar com a coleta de assinaturas. “Estamos em um momento chave para o Brasil. Urge a aprovação da reforma política. A OAB apresenta um projeto de reforma, fruto de um amplo debate com a sociedade, nos moldes do Projeto Ficha Limpa. Precisamos colher com urgência as assinaturas para viabilizar o projeto de iniciativa popular e, por isso, peço aos advogados, advogadas e sociedade em geral que assinem e enviem aos amigos, compartilhando eleições limpas para a nação”, afirmou.

 

Deixe um comentário