Home
Eventos
COLETIVA DE IMPRENSA

Detalhes

  • COLETIVA DE IMPRENSA
  • Centro Cultural da OAB
  • Brasília
  • Brasília
  • (61) 2193-9750

COLETIVA DE IMPRENSA

COLETIVA DE IMPRENSA

Estimados (as) amigos (as),

A Coalizão tem o prazer de convidar a assessoria de comunicação de todas as entidades da Rede para estarem presentes no dia 28 de agosto às 14h30 no Centro Cultural da OAB para a Coletiva de Imprensa sobre a Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática.

Atenciosamente,
Executiva da Coalizão

***

Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática: 1º a 7 de setembro

Mais de 400 organizações sociais sairão às ruas para recolher votos em favor do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político e coletar assinaturas ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.

A pressão por mudança no sistema político será intensificada de 1º a 7 de setembro. Organizada por mais 400 entidades de todo o país, a Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática colocará em evidência debates sobre financiamento de campanhas eleitorais, alteração do sistema eleitoral, participação social, fortalecimento dos mecanismos de democracia direta, maior representatividade de mulheres e dos demais grupos subrepresentados nos espaços de poder, dentre outros.

Duas ações serão apresentadas à população. Uma delas é o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Assim como a Lei da Ficha Limpa, que partiu de uma iniciativa popular, o projeto precisa de 1,5 milhão de assinaturas para pressionar o Congresso Nacional. A proposta introduz uma série de mudanças na legislação para democratizar o sistema político e eleitoral, eliminando a influência do poder econômico sobre as candidaturas, alterando o sistema eleitoral, fortalecendo a participação das mulheres e demais grupos subrepresentados e fortalecendo os mecanismos da democracia direta. Várias mobilizações de rua estão programadas para colher os apoios. Conheça o projeto:http://www.reformapoliticademocratica.org.br/conheca-o-projeto/

A outra iniciativa é o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. O objetivo é recolher votos da população dizendo sim a instalação de uma assembleia nacional constituinte para mudar o sistema político. A avaliação das organizações que compõem o Plebiscito é de que o atual Congresso Nacional, dominado por empresários e capturado pelo poder econômico, não fará reforma política democrática que o país precisa. Mais de 1.000 comitês populares do plebiscito foram criados em todos os estados do país, com centenas de cidades envolvidas. A meta é recolher 10 milhões de votos. A população também poderá participar do plebiscito votando pela internet, no site:www.plebiscitoconstituinte.org.br. Um sistema que impede uma mesma pessoa vote várias vezes vai garantir a transparência da consulta.

Representantes de entidades que organizam a Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática, como OAB, CNBB, MST, Plataforma dos movimentos sociais pela reforma do sistema politico, Articulação de Mulheres Brasileiras, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, UNE, CUT, CTB, Consulta Popular entre outros, convidam os meios de comunicação para entrevista coletiva que vai detalhar as ações previstas.

O quê?

Coletiva de Imprensa sobre a Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática

Quando?

Quinta-feira, dia 28 de agosto, às 14h30, no auditório do Centro Cultural Evandro Lins e Silva (OAB), SAS Quadra 05, Lote 02, Bloco N, Edifício OAB, sub-solo – Brasília/DF

Contatos para imprensa:
Secretaria Nacional da Coalizão (61) 2193-9746 / 9750)